Pinhão o ano todo!

16:19 Unknown 4 Comments


Até o meio de julho praticamente todo o pinhão já terá sido colhido e ele irá desaparecer dos comércios, voltando a aparecer só em março ou abril do próximo ano. Mas, para você que também adora essa comidinha típica do inverno, a novidade é que é possível comer pinhão durante o ano todo!

Antes de mais nada, aconselhamos que você deixe o pinhão de molho por um tempinho. O que boiar deve ser descartado, pois nessas sementes tem aquele bichinho indesejável.

Uma das dicas para ter pinhões por mais tempo é guardá-los (antes mesmo de cozinhar) em um saco plástico na gaveta da geladeira, entre 2 e 10 oC, sem lacrar a sacola. Dessa maneira eles aguenta até 60 dias, conservando o sabor!

Se as sementes não tiverem sido expostas a uma temperatura alta, também dá para congelar. Coloque as sementes cruas em um recipiente bem fechado (pode ser uma vasilha de plástico) e leve ao congelador. Congelado, o pinhão aguenta até seis meses! Já se imaginou comendo a iguaria até o Natal?


É importante lembrar que todos os métodos de conservação devem ser realizados sem cozinhar o alimento, pois, mesmo refrigerando, cozido ele deve ser consumido em até 15 dias.

4 comentários:

  1. Olá, boa tarde. Vocô pode me informar se consigo achar ainda pinhão (congelado) em Curitiba ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carlos Augusto.
      Desculpe, não havia recebido um aviso do seu comentário. Desconheço um local que venda pinhão congelado. No Farnel só usamos o pinhão na época do fruto.
      Abraços, Equipe Farnel

      Excluir
  2. Bom dia tem alguma outra tecnica de conservação sem ser o congelamento
    Wats (11) 98246-8238

    ResponderExcluir
  3. Eu apenas fervo os pinhões por 2 minutos, deixo secar e guardo num saco plastico na geladeira. Se congelar o sabor fica alterado e seco.

    ResponderExcluir