Farnel, elemento da história paranaense

17:06 Unknown 0 Comments




Sabia que o nome do nosso restaurante faz parte da história da culinária do Paraná? Na matéria de hoje iremos contar como ele surgiu e seus significados.

HISTÓRIA

Antigamente as viagens eram muito longas e os recursos dos viajantes, poucos. Por isso eles levavam consigo tudo que era necessário para suas jornadas, seja a cavalo, de trem ou qualquer outro meio. 

Para a alimentação, era muito importante que os ingredientes tivessem grande durabilidade. Foi aí que o termo Farnel aparece na nossa história pela primeira vez. Farnel era o recipiente de pano ou de couro que os viajantes costumavam levar suas refeições. Ele também era conhecido como bornal, bruaca, entre outros. 

Neste Farnel um dos pratos mais levados era o frango. Acompanhado de farinha, essa proteína vinha bem protegida no recipiente e enfrentava os longos dias de viagem.

As famílias, que transportavam comida em dias de lazer também utilizavam a mesma técnica, mas com o lanche envolto em uma toalha, que auxiliava no aquecimento e transporte.

Com o passar do tempo, como o frango era o principal ingrediente da maioria dos farneis, o termo Farnel começou a ser relacionado ao prato que levava essa proteína com farinha e alguns outros ingredientes. 

Além de ser um elemento tipicamente paranaense, da nossa história tropeira, o farnel também influenciou a cultura de estados como Minas Gerais, Nordeste e alguns da região Nordeste, pois contam que o farnel é a origem do cuscuz, outra iguaria gastronômica do nosso País.

No "nosso Farnel" você encontra o Farnel de Frango, Paçoca de Carne e muitas outras receitas que homenageiam a culinária paranaense. Nosso Farnel de Frango conserva os traços característicos da receita original preparada há várias gerações e ainda tem o toque que só a chef Gloria sabe resultando em um sabor inigualável!

0 comentários: