Nossas Raízes: Cultura portuguesa

16:50 Unknown 0 Comments




Por terem sido nossos colonizadores, os portugueses deixaram grandes marcas na identidade do nosso estado. Arquitetura, costumes e também a gastronomia sofreu bastante influência desse povo, seja em ingredientes, como em preparos!

Quando o navio de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, em 1500, a história da nossa gastronomia ganhou um novo capítulo: o de temperos. Segundo informações da rádio E-Paraná, os condimentos portugueses foram agregados à dieta dos povos indígenas e até hoje podem ser vistos em nossa gastronomia. Dentre estes temperos estão uma grande variedade de azeites, folhas e raízes, como cebola, alho, salsa, louro, alecrim, canela, açafrão.

Aqui no Farnel e em todo o Paraná, a maioria desses condimentos é muito presente. Pratos como as iscas de carne e o lombinho acebolados, que estão no nosso cardápio executivo, são exemplos. O louro também é ingrediente muito especial para dar aquele gostinho no feijão. A canela muito utilizada em nossos docinhos e por aí vai.

Inclusive é o tempero que faz com que o sal, grande vilão da pressão, seja adicionado em menor quantidade nos pratos, uma recomendação mundial para melhorar e manter a boa saúde.

O consumo de vinho para harmonizar pratos também é uma herança da colonização portuguesa. Conforme a Revista Adega, as primeiras vinícolas foram implantadas por eles e pelos italianos em São Paulo por volta de 1640 e posteriormente vieram para o Sul do País, inclusive para o Paraná, que atualmente produz ótimos rótulos desta bebida!

Além da gastronomia, esse povo deixou grandes marcas na arquitetura da nossa cidade. Muitas construções do Centro Histórico de Curitiba, onde estamos localizados, tiveram grandes influências da arquitetura portuguesa.

0 comentários: