Compostagem, atitude prática e sustentável!

14:43 Unknown 0 Comments



Cada brasileiro produz cerca de um quilo de resíduos por dia. Deste total, a matéria orgânica representa 51,4%, composta principalmente por sobras de alimentos. Então, que tal aproveitar esses resíduos?  Aproveitando essa parte, já reduziríamos a produção de lixo pela metade! A compostagem é uma maneira super simples de reaproveitar as sobras de alimentos. Ela consiste em sintetizar os resíduos orgânicos para o enriquecimento do solo, podendo ser aplicada de diversas maneiras.



FAZENDO UMA COMPOSTEIRA EM CASA

Você vai precisar de uma lixeira pequena para recolher diariamente o material produzido e uma maior, que pode ficar no quintal, para ir depositando os resíduos em camadas, além de terra para alternar as camadas. Sua lixeira para a cozinha deve ter tampa, porque ninguém vai querer atrair bichinhos indesejáveis!

Jogue na lixeira menor todo o material orgânico proveniente do preparo de alimentos incluindo restos de comida, cascas de frutas, legumes e de ovos, pó e filtro de café, dentre outros. 

Agora a hora das dicas preciosas: os pelos podem ser aproveitados! Isso mesmo, cabelos que caiam pela cozinha, pelos de animais e tudo que vai direto pro lixo pode ser utilizado. Outra dica é que não é aconselhado colocar carne ou derivados de animais, como leite e queijo, pois durante a decomposição produzem mau cheiro e são os maiores responsáveis por atrair animais. Vale lembrar também que muitos talos e folhas que normalmente descartamos podem ir para o prato,  pois são grandes fontes de fibras e vitaminas. Ou seja, avalie bem o que vai ser destinado à compostagem!

Voltando ao processo, na lixeira maior você deve ir alternando camadas de terra e dos resíduos selecionados, para que seu “adubo doméstico” seja de boa qualidade. A cada 2 dias você deve conferir como está o composto, se estiver muito seco deve adicionar um pouquinho de água para facilitar a decomposição.

Voilà! Quando sua composteira estiver cheia é só esperar de dois a três dias e já pode começar a utilizar seu adubo naquele pedacinho de terra. Uma boa ideia que também tem tudo a ver é começar a sua hortinha em casa. Nada melhor do que ter temperos ou até um pé de alface em casa fresquinho, não é mesmo? 


No Farnel temos um sistema de compostagem que destinamos todos os resíduos produzidos, fazendo com que 80% dele seja aproveitado. Essa é apenas uma das atitudes que podem ajudar o mundo a ser mais saudável, faça sua parte!

0 comentários: