Nossas raízes: cultura indígena

15:11 Unknown 0 Comments



A identidade da gastronomia paranaense é fruto das influências de diversos povos. Dentre eles, os índios foram os primeiros a construí-la, hoje falaremos sobre a suas marcas! 
Aipim, pinhão, peixe, milho, pirão... todos esses elementos, comuns nas nossas mesas, já faziam parte da dieta indígena. Os índios paranaenses tinha uma alimentação super variada e repassaram esses conhecimentos aos tropeiros e primeiros habitantes do nosso estado, desde o século XVI.

Sua alimentação tinha o aipim com base. Normalmente, eles o processavam para obter a farinha ou o utilizavam em pirão, com diversos tipos de carnes, raízes e folhas. O pirão é um prato bastante preparado até hoje, com diversas adaptações pelo nosso estado; destaca-se o com frutos do mar, no litoral do Paraná.

Fala-se que até mesmo o nosso prato mais tradicional, o Barreado, teve influência dessa cultura. O surgimento do prato é polêmico, muitos contam que os índios carijós o preparavam em panela de barro, cozinhado em fogo de chão, tampando-o com folhas de bananeira.

Além dos índios, a influência dos portugueses, alemães, poloneses, italianos e ucranianos também deixaram grandes traços! Nas próximas postagens falaremos sobre cada uma dessas influências. Acompanhe nosso blog!


*Dados: Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná, estudos da UFPR e Paraná-online. 

0 comentários: