Fandango, tradução da cultura paranaense!

16:16 Unknown 0 Comments



O Fandango representa a maior manifestação cultural do Paraná. Inserido há quase 300 anos pelos colonizadores portugueses açorianos, influenciados pela cultura espanhola, até hoje está presente na nossa cultura. 

Com suas características específicas é representado com maior ênfase no litoral paranaense, entretanto, ele está presente em todo o nosso estado, sendo considerado como um dos folguedos mais vigorosos e carregado de uma beleza pura e rara.

Nossa dança popular consiste em bailado e sapateado, sempre de forma tradicional. Os instrumentos utilizados são: viola, rabeca, pandeiro rural: conhecido como adufe, o atabaque e o tamanco de madeira que no Fandango Paranaense é utilizado como um instrumento de percussão, umas das características mais marcantes desta manifestação. 

O Grupo Meu Paraná , com quase 30 anos de tradição, é um grande difusor do Fandango; ele surgiu graças à Cremildes Ferreira Bahr, Tia Mide; e tem se dedicado a pesquisa e divulgação de nossa cultura .

Para celebrar a cultura paranaense no Festival de Inverno do Centro Histórico, o Farnel realizará no dia 17 de julho um Baile de Fandango, às 19h30, e o Grupo Meu Paraná estará presente! Os ingressos estão sendo vendidos antecipados no Farnel a R$10,00. No dia do baile custarão R$15,00. 

0 comentários: