Saiba mais sobre a MPB!

17:25 Unknown 0 Comments



Com o propósito de divulgar a música brasileira de raiz, com herança africana, indígena e europeia, a música popular brasileira conquistou o mundo há mais de um século!

Sua composição é bastante complexa, com influências desde o lundu, ritmo africano com batidas e caráter sensual, e a modinha, música portuguesa melancólica e romântica. O samba e a música sertaneja também fazem parte de sua composição.

Um dos grandes marcos que se tem história na MPB foi a música “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga, em 1899. Após esse, em 1917, Ernesto dos Santos, o Donga, compõe o primeiro samba que se tem notícia, o “Pelo Telefone”.

Apesar de portuguesa, Carmen Miranda levou a música popular brasileira para o mundo. Em 1935 participou do filme da disney “Alô, Alô, Brasil”, no qual cantou com o papagaio Zé Carioca. Daí em diante a MPB ganhou diversos ritmos, estilos e gêneros!

Atualmente entendemos como música popular brasileira um conjunto das manifestações musicais produzidas por brasileiros, em língua portuguesa e que possuam abrangência nacional, não puramente regional.

No Festival de Inverno do Centro Histórico já realizamos a Noite com Música Brasileira e neste sábado, 18 de julho, faremos no Farnel o Almoço com Música Brasileira, com a presença dos músicos Rodrigo Ribeiro e Roberto Donato.O evento começa às 12h30, sendo cobrado couvert artístico no valor de apenas R$5,00, participe!

0 comentários: