Tempero: o toque de cada cozinheiro!

17:10 Unknown 0 Comments




O grande diferencial de qualquer cozinheiro certamente é o tempero, que dá aquele toque especial à comida e confere um sabor diferente ao prato. Mas muita gente tem dúvidas quanto aos melhores temperos e como usá-los na medida certa. Você sabia que o sal e a pimenta, por exemplo, para revelarem o sabor natural das carnes, aves ou peixes, precisam ser adicionados no início do preparo? Para regular a quantidade, uma boa dica é ir experimentando a comida para corrigir. Deixar para o final pode fazer a sua receita ir por água abaixo.

Com relação aos demais temperos, os mais comuns na culinária brasileira são alecrim, cebolinha e louro. Mas é preciso estar atento à conservação deles. Todos os condimentos devem ser guardados em potes de vidro ou plásticos bem fechados. Assim, eles podem durar de seis meses a um ano. Uma dica aqui é comprar pequena quantidade de cada, porque por mais que eles possam durar, os temperos vão perdendo as propriedades com o tempo.

Outra sugestão na hora de comprar é escolher o tempero fresco ou seco. Se optar pelo desidratado, por exemplo, que tem um gosto mais forte do que o original, é fundamental maneirar na dose. E se você for utilizar temperos como pimenta do reino, cravo ou noz moscada, é bom ralá-los apenas na hora que for utilizá-los, porque aí o sabor fica mais acentuado.

Gostou das dicas?! Então bora para o caderno de receitas e mão na massa =)

0 comentários: